O evangelista Lucas nos fala no capítulo 9 versículo do 28 ao 36, de uma intensa experiência vivida por Jesus Cristo, este fato é popularmente conhecido como a "Transfiguração de Jesus" o texto começa com Jesus subindo numa montanha para rezar na companhia de três de seus discípulos: Pedro, Tiago e João, podemos perceber já no começo deste relato, que subir a montanha não é necessariamente buscar um lugar mais alto fisicamente, mas sim, sair da mesmice do dia-a-dia, ultrapassar a barreira do cotidiano e viver alguns instantes com Deus nas alturas, isto é, em oração.
Jesus também nos ensina que a oração é algo comunitário, por isso, os três discípulos. No momento de sua oração seu rosto mudou de aparência, isto para nos falar de que a oração nos enche de uma beleza incomensurável, nos transforma, pela oração somos banhados de luz, todo nosso ser muda na intensidade e na grandeza desse momento, por este e outros motivos devemos orar sem cessar.
O texto relata que enquanto Jesus rezava, ele recebe a visita de Moisés e Elias, com este episódio aprendemos que no nosso momento de oração, somos rodeados por intercessores, os anjos e os Santos e nos tornamos conhecedores da verdade e fortalecidos para enfrentá-la, pois Moisés e Elias alertaram Jesus de sua morte de cruz, na oração nós também somo encorajados.
Lamentavelmente os discípulos que Jesus levara consigo caíram no sono, foram literalmente tombados, isto serve para nos falar que aqueles que não conseguem entrar em oração são derrubados com frequência. O sono profundo dos discípulos podem ser compreendido como pesadelo da humanidade, a falta de compromisso religioso, a dificuldade de manter a fé desperta, o sono profundo em que está mergulhada a humanidade que é sufocada por pesadelos e padecem com crises existenciais e outros.
A atitude de Pedro ainda sonolento de querer fazer três tendas é completamente sem sentido, pois não se constroem três tendas de repente, isto requer tempo que pode ser compreendido como: vida de oração, caminhar de perto com Cristo, manter-se acordado, vivenciar com profundidade a fé para não cair em pesadelo. Em Lucas Jesus é apresentado como filho amado, filho escolhido a quem devemos escutar.
Peçamos à misericórdia de Deus que nos mantenha despertos, nos ajude a subir a montanha e sobre tudo, abre a nossa sensibilidade para a oração, que a Virgem Santíssima Mãe de Jesus, que devotamente aceitamos como co-redentora da humanidade, não nos deixe viver eternamente adormecidos, com o seu amor materno ela possa nos nutrir para fixar toda a nossa existência em Deus nosso Salvador, que a sabedoria de Deus seja compreendida por todos nós.
Louvado seja o filho amado de Deus, Jesus Cristo, nosso irmão e nosso mestre, Amém!
Revmº Padre Antonio Gouveia
Revmº Padre Antonio Gouveia