A festa que a igreja celebra cinquenta dias depois da páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, é a festa da expansão da fé, da dilatação da igreja, da alegria de todos os fiéis resgatados purificados no santo sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo que a todos reveste no Espírito Santo. Em todos os recantos da humanidade onde brilha o esplendor do Espírito Santo reina alegria e o louvor. O fundamento desta festa está diretamente ligada ao ato caridoso de Jesus Cristo que concede aos seus a sua própria força "Recebei o Espírito Santo".
Esta doação se estende à todos aqueles que abraçando a fé proclama: "Jesus Cristo é o Senhor"; portanto à todos os batizados sob a ação do Espírito Santo, com testemunho de uma fé viva, autentica renovam a face da terra, bendiz a grandeza do Senhor em suas numerosas obras presentes no universo e no interior de suas criaturas. Com o Espírito Santo renascem, vivendo para sempre na glória do Senhor, louvando-o com alegria testemunhando as realidades do céu, ainda que numa vida terrena, pois o pai dos pobres nosso bom, eterno Deus enriquece nossa existência com os dons celestes, dilatando o próprio céu em nossa natureza, ou seja, dentro do nosso coração, cabe a nós, hospedar, acolher, desfrutar do sopro vital celeste que nos dá esperança, descanso, alívio e luz.
O próprio Espírito, infinitamente Santo nos purifica, nos guia fazendo brilhar em nós sua luz que resplandece na Igreja, povo de Deus chamados a missão que na renovação da luz do Espírito rompe com a barreiras que impedem a expansão da fé.
Deixemos-nos inflamar na misericórdia que chega até nós dando-nos paz e conversão, disponhamos-nos ao mandato de Jesus que à todos envia no seu Espírito para construir uma nova humanidade com o recurso da diversidade dos dons, dos ministérios derramados abundantemente sobre o corpo de Cristo a Igreja que é o povo unidos em um único Espirito, proclamam a linguagem do amor, fazendo-se entender através das maravilhas de um Deus que se faz realidade no nosso meio. Vem Espírito Santo, fortalece a minha fé robustece a Igreja, inspira-nos viver conforme os teus ensinamentos dai-nos o dom de uma comunicação compreensiva, acolhedora, uma fé que envolva o outro como resultado da união e da fé "O Espírito do Senhor encheu o universo; ele mantem unidas todas as coisas e conhece todas as línguas, aleluia" (Sb 1,7).
Pe. Antonio Gouveia