Marcos (8, 27-35) narra um dialogo entre Jesus e seus discípulos durante uma caminhada rumo ao povoado de Cesareia de Filipe. O que tem haver esse lugar com a narrativa?. Esse lugar, que antigamente chamava-se Panias foi uma região dedicada ao paganismo do antigo Israel.
Era um lugar destinado à adoração ao deus pã, um ser mitológico de origem grega metade bode, metade homem, quem não lhe deixasse oferendas seria atormentado perseguido, dai a origem do nome panico (medo) nos anos vinte A.C o rei Herodes, o grande, havia construído um templo nessa região em homenagem e divinização ao imperador Cesar Augusto, idolatria ao imperador que era visto como divino, era também uma pratica comum de paganismo.
A inimizade do ser humano com Deus é resultante do paganismo. Com a morte de Herodes, seu filho, Herodes Filipe, assume esse lugar, acrescentando seu nome à região: Cesareia de Filipe.
A graça de Deus se revela aos discípulos de Jesus, neste lugar onde a infidelidade, o paganismo prevaleceu, aí Jesus une os homens com Deus quebrando toda descrença, para semear amizade divina "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4). Sejamos ponte de amizade entre Deus e o humano, proclamemos o poderio de Jesus, ele está acima de tudo, de todos, foi elevado na cruz como vitima perfeita entre o céu e a terra, destruindo o mal com sacrifício redentor no amor.
Mesmo que essa obra redentora aconteça da pior forma possível, com sofrimento, desprezo, condenação, morte na cruz, escândalo para muitos, vergonha para uns, para Jesus Cristo é honra, para os pecadores salvação.
Foi nesse lugar que Jesus revelou-se aos discípulos. Profetizando rejeição, sofrimento que teria por parte dos anciãos, sumos sacerdotes, doutores da lei, também sua morte e gloriosa ressurreição.
Aí neste lugar que Pedro reconhecendo a divindade de Jesus o identifica como Messias, Salvador. Nesse lugar que lamentavelmente Pedro repreende Jesus tentando afasta-lo de sua missão, de testemunhar seu amor através da desumana, morte na cruz. A intenção de Pedro era proteger Jesus de tão grande suplicio, desonra... essa intenção de Pedro não agradou a Jesus, que também o repreende dizendo "Vai para longe de mim satanás! Tu não pensas como Deus e sim como os Homens"
O significado da repreensão de Jesus à Pedro, é a todos que opõe-se aos planos de Deus, por influencia do mal, é como satanás, opositor, adversário inimigo de Deus e dos homens, por um momento o mal se disfarçou de excessiva proteção á Jesus, nas palavras de Pedro, com finalidade de fazer Jesus desistir do santo sacrifício da imolação em favor dos pecadores. Tal repreensão deu a Pedro sabedoria que ele mesmo vai alertar os Cristãos contra a influencia do mal "Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós." (1Pedro 5:8;9).
Jesus percebeu o mal tentando causar oposição através de Pedro. É o próprio Satanás que é enxotado pela palavra e autoridade de Jesus, pois o mesmo antes irrito-se quando Pedro proclamou Jesus como Messias.
Pensar como os homens é pensar segundo a carne, é não se deixar conduzir no Espirito, com o Espirito, pelo o Espirito, é nesta condução que o discípulo encontra sentido para seguir Jesus, renunciando a si mesmo, tomando com coragem a cruz a ponto de perder á própria vida por causa de Jesus, da sua palavra o evangelho, foi o que aconteceu com Pedro, pois foi crucificado de cabeça para baixo, em Roma durante o reinado de Nero entre 64 e 67 depois de Cristo.
O demônio se opõe contra esse plano sobrenatural de Deus presente e realizado em Jesus. Quem é Jesus? é o servo sofredor descrito por Isaías "Ofereci as costas para me baterem, e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas" com essa atitude Jesus realiza a obra da salvação em favor de todos ao mesmo tempo ele semeia a fé. Obra e fé duas praticas que revelam a grandeza de quem esta sempre na presença do Senhor e se deixa conduzir na vontade de Deus.
Pe. Antonio Gouveia
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