sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

SEJAMOS ATENTOS ÀS PALAVRAS DE JESUS

                O evangelho (Lc.-5,1-11) do quinto domingo T.C-ano-C é uma narrativa de são Lucas, antioquino, medico, grande amigo, colaborador de Paulo, foi ele quem escreveu o terceiro evangelho lá pelos anos oitenta depois de Cristo, escreveu também atos dos apóstolos, dele temos as primeiras informações da Igreja, escreveu em especial para os pagãos raça excluída do templo.
                 O relato do evangelho de hoje dá-se às margens do lago de Genesaré lugar de intenso movimento, de lá saiam peixes para abastecer Jerusalém e Roma. Naquele dia em especial as margens estavam repletas de gente, pois Jesus estava a falar, é o começo de sua vida publica, enquanto seus ensinamentos divino abastecia de sabedoria almas sedentas, os pescadores estavam lavando suas redes, guardando seus objetos de pescas, desembarcando de uma fracassada noite de pescaria. Duas barcas ancoradas na praia, uma delas de Pedro, experiente pescador, homem destemido, tantas vezes enfrentara o bravo mar. 
               Jesus escolheu a barca de Simão, aquele que mais tarde será chamado por Jesus de Pedro à ele confiará sua obra prima, a Igreja. "Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus.”(Mt-16,18-20)
           Na barca, afastado das margens, sentado Jesus ensinava a multidão. Essa descrição mostra o agir da Igreja, sua vocação, seu magistério, ela é Mãe, Mestra da humanidade. Jesus sentado simboliza sua soberania, ele Sede de toda Sabedoria, Legislador, Pai da Igreja. A barca perfeita imagem da mesma navegando nos mares da humanidade "Avança para as águas mais profunda, lançai vossas redes para a pesca" ordena Jesus. Pedro Lembrando-se da pesca pífia da noite anterior, mas obediente a Jesus "Em atenção a tua palavra vou lançar as redes". Obedecer é uma capacidade que habita na alma dos humildes. Deu certo! tantos foram os peixes, as redes não deram conta. Eis o fruto da obediência! Pedro reconhece,assustado, sua pequenez, jogando-se aos pés de Jesus clama "Senhor afasta-te de mim, porque sou um pecador" Tiago, João, presenciaram o acontecido abismaram-se com o poder de Jesus. Alegremo-nos, Jesus veio ao mundo para acolher pecadores, dar-lhes esperança, coragem. Mergulhemos no profundo de nosso ser, tiremos daí o sustento para uma vida de santidade. "Não tenhas medo! de hoje em diante tu serás pescador de homens", tomados de suprema alegria, invadidos pela certeza que alimentava suas almas, deixaram, tudo, seguiram Jesus.
             Somos a Igreja peregrina no turbulento mar da humanidade, saibamos ouvir Cristo ele fala conosco, só ele é capaz de acalmar as tempestades do nosso mundo, o sigamos, respondamos "Aqui estou! envia-me" estou atento às tuas palavras.

Pe. Antonio Gouveia

Nenhum comentário: