sexta-feira, 21 de março de 2014

ÁGUA DIVINA, LAVA O PROFANO

       Na tentação no deserto (1º.d.q.) ao alto da montanha com seus discípulos, (2.°d.q.) as experiências vividas por Jesus, conduz a igreja povo de Deus, que medita, reza, caminha no mistério amoroso do pai, para páscoa. O terceiro domingo celebra o amor de Deus em Jesus Cristo, fonte de água viva, ele aplaca a sede da humanidade ressequida nas experiencias de ódio, rancor, trevas, falta de fé....O povo de Deus historicamente atormentado por causa da sede, não só de água, mas de amor, esperança, paz. O próprio Jesus, clamou "tenho sede" (Jo-19,28), através de sua sede na cruz, vemos a sede da humanidade. Só Jesus fonte eterna, borbulhante, cristalina, pura, dará descanso, frescor, saciará a sede umidificando nossa realidade humana para que brote no deserto da insegurança, um belo jardim irrigado em Jesus, única resposta criativa para as águas sujas que querem engolir a humanidade.
        Na primeira leitura, Moisés intercede à Deus em favor do povo que conduzia para terra prometida, revoltados, cansados, sedentos, vociferavam "porque nos fizeste sair do Egito?". Tal atitude acontece com muitos que se acostumam com as migalhas que o pecado dá, em total letargia não buscam libertação, se deixam afogar nas águas barrentas do pecado."se as águas do mar da vida quiserem te afogar segura na mão de Deus e vai"(canto popular)
         Moisés clama a Deus, que o diz: junte os anciãos e apoiado no cajado vá ao monte Horeb, fira com o cajado a rocha, dela sairá água. O cajado, simbolo da segurança que devemos ter em Deus, nosso apoio. A rocha, obstáculos que devem ser quebrados por nós, em Deus. Esse lugar, passou a chamar-se Massa e Meriba, palavras traduzidas por tentação, reclamação, naquele lugar o povo foi tentado, reclamou contra Deus.
      O salmo 94, reza pedindo "Não fecheis hoje o vosso coração, mas ouvi a voz do senhor! a ele o nosso louvor, nossa alegria, vamos celebrá-lo, é Deus que nos conduz". Os saciados em Deus são conduzidos por ele, louva, celebra, de coração aberto deixam-se inundar nas águas da alegria. 
          Paulo, segunda leitura diz, somos justificados na fé em Jesus Cristo, mediador. Na nova aliança, ele conduz todos para casa do pai com Espírito Santo que derrama amor de Deus nos corações, no início de tudo, Deus já nos assistia, amando-nos quando éramos sedentos, cativos do pecado. 
        No evangelho, o encontro de Jesus com a samaritana ao redor de um poço. Este relato é descrito só no evangelho de João. A samaritana representa a humanidade sedenta. O poço,símbolo da profundidade, conhecimento. A água, citada na bíblia mais de trezentas vezes, simboliza, morte, ex. o diluvio, o mar vermelho destruindo Faraó, seu exército...também vida, em Jesus água da nova criação, beleza, fé, transparência, verdade, luz, nos lembra o batismo "banhados em Cristo, somos uma nova criatura as coisas velhas já se passaram somos nascidos de novo"(canto popular). Água é fundamental para manutenção da vida, vem do profundo da terra. Assim como conhecimento que vem do profundo das experiências vividas. O acontecido se deu, meio dia, hora divina, tempo de Deus. Hora que Jesus é condenado por Pilatos e dá  ao mundo água viva que jorrou do seu lado aberto pela lança, no alto da cruz.
     Jesus pede: "Dai-me de beber". Houve estranheza; samaritanos e judeus não se davam bem, assim como a terra e as realidades divinas que também não se dão. Jesus, alimenta-se fazendo a vontade do pai que restaura tudo na palavra, sopro, saliva que umidifica a secura da existencial mortal, realiza a obra semeando amor através da fonte de água viva, que lava, purifica, dá vida nova aos que nele saciarem sua sede. Receber esta água é reconhecer Jesus como salvador, adora-lo em espírito e verdade. Com igreja católica aquela que adora Jesus, vivamos a verdade, banhemos o espirito nas águas regeneradoras, nela saciaremos a sede da humanidade. A igreja una santa católica remando nas águas do mundo semeia: fé, amor, perdão, caridade, solidariedade, atitudes que aplacam a secura do desamor, "quem tem sede venha! quem desejar receba gratuitamente água da vida!" (Ap-22,17).


Pe. Antonio Gouveia

Nenhum comentário: