domingo, 6 de julho de 2014

MÍSTICA, ASCESE E DISCIPLINA

      A mística, é um modelo de vida e de fé é um mergulho no sagrado, a mesma acontece através da oração e da meditação, é um suporte para enfrentarmos os sofrimentos e provações oferecendo-o como oferta de confiança e fé para a nossa purificação e para o bem do mundo é um modo de nos unirmos a Deus. Pela a mística somos levados a conhecer e experimentar verdades espirituais que nos conduz ao encontro com Deus e conosco mesmo. O caminho da mística é uma forma ascética, que é compreendido como um contínuo esforço para um fim perfeito.
    A palavra ascese, é um termo grego que identificava o atleta e seu esforço para ser o melhor.
a) Na filosofia é o bom filósofo que, se separava dos divertimentos para indagar a verdade.
b) Na moral, é o homem que se esforça, se controla para evitar o mal e fazer o bem.

O termo ascese foi incluído também no sentido e na pratica religiosa:
  • Como contemplação, busca de Deus. 
  • É esforço abraçado por pessoas que querem unir-se a Deus de forma mais profunda. 
  • É um caminho que deve ser percorrido por quem almeja a santidade. 
  • É uma ciência da fé, a arte da perfeição para com as realidades espirituais. 
  • É uma via que exige muito esforço e exercício contínuo.
      A mística e a ascese fazem parte da vida e da moral cristã, somente os místicos e ascetas se entregam livremente às praticas purificadoras em busca de Deus, pois o fim ultimo do ser humano é a vida sobrenatural. A disciplina é discípula da mística e da ascese e muito ajuda nessa conquista, a busca de Deus. As três, mística, ascese e disciplina nos leva a vê nos momentos difíceis da vida, que são os sofrimentos uma provação oportunidade para dominar as impulsividades da carne, a fim de purificar o espírito "Trato duramente o meu corpo e o mantenho submisso" (1Cor- 9,77) a mística é um caminho que deve ser percorrido com a finalidade de identificar a pessoa com o Cristo, para nele viver, a fim de que ele, o Cristo viva na pessoa. O místico com disciplina amparado na ascese busca a via da mortificação para ofertar o seu sofrimento como oração, "Bem aventurado o homem que suporta provações, porque depois de provado recebera a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam" (Tg-1,12) santamente tira daí valores que ajuda a tomar consciência e importância da cruz, e suas consequências buscando encontrar na mortificação uma experiencia de confiança que deve ser praticada com fé e testemunho de amor a Deus. "Porque vos foi concedido a graça de padecerdes por Cristo, e não somente de crer nele" (Fl-1.,29).     
    De origem antiquíssima, a mística tem início no sofrimento vivido por nosso Senhor Jesus Cristo, o filho amado de Deus, que mesmo antes da cruz, o ápice de sua entrega total e absoluta a Deus por nós. O mesmo já era mortificado por deboches, descrenças, desprezos dos pecadores, longos, jejuns, traições, abandono, de forma ascética e com santa disciplina tudo enfrentou com amor. Muitas das vezes somos chamados a testemunhar a nossa fé diante das mais variadas provações, os santos mártires percorreram este cominho para edificar a fé e testemunhar o poder de Deus "São estes os que vieram da grande tribulação e lavaram suas vestes no sangue do cordeiro" (Ap-7,15) vejamos nestes momentos uma grande oportunidade de encontro com o Cristo padecente o servo sofredor. o sofrimento é uma realidade na história humana e também na criação obra de Deus "A criação geme em dores de parto" (Rm-8,22). Porem pode e deve ser superado com perfeição em vista de um bem muito maior, sejamos capazes de enfrentar as dificuldades da vida vendo nelas não castigo ou punição, mas sim uma oportunidade para a nossa própia elevação.

Pe. Antonio Gouveia

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