sábado, 25 de outubro de 2014

A GRATUIDADE DE DEUS

        Graça é uma palavra, que aparece trezentas e vinte e três vezes na bíblia, a mesma vem do grego CHARIS, favor imerecido. No latim GRATIA, grato, agradecido. Somos gratos a Deus por toda eternidade pois o mesmo com seu amor nos salva. Cresçamos em santidade pois fomos purificados com o precioso sangue de Jesus, isso é uma grande graça "Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém." (II- Pe.3,8) O termo graça, entrou nos textos sagrados com a tradução dos setenta. Nos textos originais do antigo testamento não há a palavra graça. O termo HEM igual a misericórdia é o que mais se aproxima, porém há descrição de situações onde podemos perceber a bondade de Deus em favor do povo, isso é graça. 
         No novo testamento, aparece cento e cinquenta e seis vezes; cem vezes citada por Paulo, o desgraçado perseguidor dos cristão o antigo Saulo. Na graça de Deus surge o homem novo revestido com a benevolência de Deus, Paulo. "revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências." (Rm-1, 14) Graça expressa qualidades que torna uma pessoa agradável “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.” (Lc-1,28) por exemplo a beleza, formosura, agradabilidade, santidade da virgem Maria foi vista e aceita por Deus, que em sua bondade ofereceu ao mundo seu amor, força caridosa que é o próprio Cristo artífice da nova aliança, aquele que reveste o ser humano a fim de que o mesmo se torne agraciado para Deus. É neste oceano infinito de favores de Deus que somos espiritualmente enriquecido com a remissão dos pecados, escuta da palavra de Deus, alimentados com o corpo e sangue de Cristo, afim de que na graça, com a graça e por graça, se perpetue em nós a vida divina.
       São Paulo define o novo humano como aquele que é revestido de Cristo, isto é, de charme, graça, beleza. A nudez que tanto atormentou Adão e Eva, perde a sua maledicência, na gratuidade de Deus, que derrama paternalmente a sua graça salvífica, auxilio do homem decaído que é socorrido por e na caridade, "Mas onde abundou o pecado superabundou a graça" (Rm 5, 20). O amor de Deus vence o pecado, no mesmo o homem é dignificado. O centro da fé cristã é a mensagem amorosa de Deus, sua caridade para com a liberdade do humano. Na compreensão católica graça é o dom de Deus oferecida através do Espírito Santo:

  • A graça santificante, chega ate os filhos e filhas de Deus através do Batismo,  que nos leva a participar da graça divina, nos faz templos do Espirito Santo, irmãos de Cristo. 
  • A graça atual, leva os filhos e filhas de Deus a crescerem nos caminhos da santidade é o poder de Deus agindo na vida de seu povo. 
  • A graça sacramental, é o conjunto de bens que a igreja corpo mistico de Cristo, oferece aos seus filhos para o crescimento espiritual, os santos sacramentos. 
  • A Graça especial, são os mais variados carismas e dons derramados por Deus aos seus, no Cristo através do Espirito Santo, gratuidade de Deus.
Pe. Antonio Gouveia

Nenhum comentário: