Charles Taze Russell nasceu a 16 de Fevereiro de 1852 em Allegheny, Pennsylvania, E.U.A Em 1872, lança os fundamentos do seu movimento, herético inicialmente com os nomes "Torre de Vigia de Sião" e "Arauto da Presença de Cristo", seria a futura seita Testemunhas de Jeová, nome baseado em Isaías: "Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi" (Is. 43:10) de formação presbiteriana, com quinze anos, tem uma ‘crise religiosa’ não aceitava a bondade de Deus, e as penas eternas, como a predestinação doutrina ensinadas na Igreja presbiteriana: "Um Deus que tem poder para criar seres humanos os conhece e os predestina ao tormento eterno, não é sábio, justo, amoroso", dizia Russell.
Aos dezessete anos visitou igreja cristã adventista não ficou na mesma, vai estudar, bíblia com um grupo de sua idade, imitando, Jonas Wendell pastor adventista, pregava a volta de Cristo, o fim do mundo, Afirmava que desde 1874 Cristo invisível já se encontrava na terra, e no espaço, escreveu previu o fim dos tempos para 1914, nada aconteceu, não se rendeu, lançou nova data; 1918. Separou-se de sua mulher, acusado entre outras coisas, de conduta imprópria com outras mulheres, viajou muito, ganhou muito dinheiro pela venda de seus livros, enfrentou diversos processos durante a vida, além daquele para o divórcio. Dentre eles, o de. 1910, 1911 pois vendeu a seus fieis um trigo que custava um dólar o grão, dizendo que dava uma colheita cinco vezes superior ao trigo comum, o arrecadado seria usado para publicar seus sermões. O Brooklyn Daily (Jornal) publicou uma caricatura que apresentava Russell e seu ‘trigo milagroso’. Russell processou o jornal - alegando difamação - pediu uma indenização de cem mil dólares, averiguações feitas por entidades governamentais, provou ser um trigo normalíssimo, até inferior, de maneira que o jornal venceu a causa (cfr. Walter R. Martin - Norman H. Klann, Il Geova della Torre di Guardia [O Jeová da Torre de Vigia], Napoli, Sec. Ediz. 1977, pag. 18-20).
Ele morreu, no Texas; suas últimas palavras foram: "Por favor envolvei-me numa túnica romana" (Watch Tower, 1 de Dezembro de 1916, pag. 365). J. F. Rutherford que tinha sido seu advogado durante os numerosos processos, assume o governo do grupo religioso, homem colérico, violento, com base em diversos testemunhos, também dado a bebidas alcoólicas, nascido em 1869 de pais batista. Rutherford, pregando fim do mundo leva a data para 1925, não aconteceu, desapontado em 1935 introduz no movimento a doutrina que só 144.000 mil vão reinar no céu (só eles são dignos de participar do pão e do cálice do Senhor), os outros, que fazem parte da grande multidão reinarão na terra eternamente; além disso afirmou que em 1918 se tinha verificado a ressurreição "espiritual" dos 144.000 já mortos e Cristo tinha assumido o reino sobre a terra.
Em 1942 Rutherford morreu, o terceiro lider foi Nathan Homer Knorr; estabeleceu datas profética que não se cumpriram. Preocupou-se em formar as Testemunhas de Jeová para que fossem capazes de apresentar de forma persuasiva a mensagem da organização, em 1946, surgiu entre as Testemunhas de Jeová a ideia uma própria tradução das sagradas Escrituras para expor suas doutrinas, formada uma Comissão, teve início a tradução, ou melhor, manipulação das sagradas Escrituras. A edição completa desta tradução foi publicada em 1961. Ainda nesse ano, foi proibido, transfusão de sangue punida com expulsão da organização. "Se continuar a aceitar transfusões de sangue ou a doar sangue (...) Como rebelde opositor e infiel exemplo para os conservos da congregação cristã, ele deve ser cortado dela pela desassociação" (A Sentinela , 15 Julho de 1961, pag. 446-448). Knorr morreu em 1977.
Isto é um pouco da história desta seita, uma pseudo-igreja cujos fieis não é difícil encontrar, sempre batem em nossas portas, sorridente oferecendo uma mentira, vendendo suas revistas, Sentinela e Despertai!, católicos não lhes deem atenção. Reúnem-se em lugares chamados Salões do Reino. As Testemunhas de Jeová devem ser definidas testemunhas falsas porque difundem mentiras: a sabedoria de fato diz que "a testemunha falsa se desboca em mentiras" (Prov. 14:5). Chamam-se Testemunhas de Jeová, mas não são testemunhas do Senhor, apenas impostores que sob este nome espalham heresias de perdição, enganam aqueles quem caem em suas redes habilmente construídas. As Testemunhas de Jeová suas doutrinas:
a rejeição da Trindade e da Divindade de Cristo .
a rejeição da personalidade e da divindade do Espírito Santo,
a rejeição da ressurreição corporal de Jesus Cristo,
a rejeição da volta visível de Cristo .
a rejeição da salvação por graça mediante só a fé,
a negação da existência da alma imortal,
a negação do tormento eterno dos pecadores,
a doutrina da prova milenar.
Proibições da seita: pode mudar com o tempo.
- Não cantar nada que enalteça a pátria, bandeira ou qualquer outra coisa (é proibido manifestar alegria cantando), nem mencionar a Deus.
- Não ler livros de ficção, livros mundanos, imprensa mundana, ouvir radio ou ver televisão, ao menos é aconselhável não fazê-lo.
- Quando der um presente, nunca deve figurar o nome ou identificação de quem o faz, no Natal, no aniversário não deve ter presentes.
- As mulheres não devem usar calças.
Os homens nem bigode, barba, cabelo comprido.
- Não casar com quem não seja Testemunha de Jeová nem se pode romper um compromisso matrimonial.
-Não celebrar o Natal, aniversário de Bodas.
-Fazer amizades íntimas é perigo de sectarismo.
-Não acompanhar o casamento de um familiar que não seja Testemunha.
- Não brindar levantando copos.
-Não pode ser esportistas porque cria nacionalismo.
-Não pode caçar ou pescar por esporte
-Não pode participar de loterias ou jogos por dinheiro.
-Não participar, apoiar as Olimpíadas são adoração pagã.
-Não podem organizar festas sociais com amigos menos ainda com os não testemunhas de Jeová.
- Não pode batizar nem ser testemunha quem fuma.
- Não devem celebrar aniversários.
- Não deve dar esmola aos mendigos.
- Não pode trabalhar para nenhuma outra religião.
- Não deve jogar xadrez.
- Não deve vestir luto.
- Não deve colaborar em campanhas caritativas.
- Não deve deixar fazer transfusões de sangue nem soro, antes deixar-se morrer.
- Não devem comer nada que intervenha o sangue.
-Não deve ir a hospitais religiosos para se curar.
- É obrigatório ensinar a Bíblia aos filhos mesmo quando para isso seja preciso fazê-lo com o látego na mão.
-É obrigatória a assistência as reuniões dos Testemunhas, sob pena de ser castigado.
- Há que batizar-se como testemunha, para ser salvo.
- Há que pregar sempre, ainda que esteja cansado, sem vontade.
- Há que assistir todas as assembleias.
- Não pode levar nada em ouro.
- Não pode servir em nenhum exército.
Pe. Antonio Gouveia