sábado, 25 de julho de 2015

O REI E SUA IGREJA PESSOAL

      

A Igreja na Inglaterra sempre reclamou a sua independência histórica, se separou da Igreja católica por questões que envolviam diretamente os interesses da monarquia Britânica. Henrique VIII e a Igreja tinham relação pouco harmoniosa o mesmo forçou o episcopado inglês a apoiá-lo. Só o Bispo de Exeter, João Fisher, resistiu permanecendo fiel ao Papa; Henrique VIII cortou-lhe a cabeça. Foi proclamou Santo, mártir da Fé.
No ano de 1527, o rei inglês exigiu que o papa anulasse seu casamento com a rainha espanhola Catarina de Aragão, viúva de seu irmão, príncipe Artur, alegando que a mesma não teve condições de lhe oferecer um herdeiro forte, saudável. O papa Clemente VII não atendeu o pedido, raivoso com o papa rompeu com igreja católica, obrigando o Parlamento britânico votar uma série de leis que colocavam a Igreja católica sob o controle do Estado.
A partir dessa nova medida, tem anulação de seu casamento. Henrique VIII casa-se com a protestante Ana Bolena a mesma, três anos depois é decapitada por adultério. Casa-se mais seis vezes:
a) - Catarina de Aragão, de 1509 a 1533 ("divorciada")
b) - Ana Bolena, os três anos seguintes (executada)
c) - Jane Seymour, de 1536 a 1537 (morta 12 dias após dar à luz Eduardo VI)
d) - Ana de Cléves (repudiada pouco após o casamento, em janeiro de 1540)
e) - Catarina Howard (executada em fevereiro de 1542 com menos de 20 meses de vida em comum)
f)- Catarina Parr ficou viúva em 1547 após uma união de três anos e meio
Segundo os ditames da nova Igreja, chamada de anglicana o rei da Inglaterra teria o poder de nomear os cargos eclesiásticos, seria considerado a principal autoridade religiosa "PAPA". A Inglaterra conheceu uma nova religião, tendo o rei como chefe supremo da Igreja e do Estado. A partir dela surgiram novas igrejas protestantes: huguenotes (França), reformistas (Países Baixos), presbiterianos (Escócia) e puritanos (Inglaterra). Essas igrejas aboliram a obrigatoriedade do latim nos ofícios religiosos, desconsideraram a autoridade papal, adotaram como válidos apenas dois sacramentos:
o batismo,
a eucaristia,
acabaram com o celibato para os sacerdotes,
permitiram a livre interpretação da Bíblia,
criaram uma religião individual, em que os santos e padres passaram a ser dispensáveis.
a) - A 60 anos tem mulheres entre seus sacerdotes,
b)- há 10 anos admite gays no clero e recentemente celebrou um casamento entre homossexuais. Por ser tão moderna, está se desintegrando. É um resumo do anglicanismo.


Pe. Antonio Gouveia

Nenhum comentário: