sexta-feira, 25 de março de 2016

CRUZ

A cruz é um sinal produzido pela a humanidade. Não sabemos a sua origem, o fato é que ela se faz presente desde antiquíssimos tempos. Por exemplo, na Índia antiga a cruz significava "boa sorte" para os Egípcios era a "chave da imortalidade". Para o filosofo grego Pitágoras está associada ao numero quatro, ou seja, a ordem do mundo os elementos aguá, ar, terra, fogo, é a junção de duas forças oponentes entre si que se harmonizam em vista de um determinado fim; por exemplo o humano e o divino, o espaço e o tempo, alto e baixo... 
Já para os odiosos e sua mentalidade punitiva, a cruz foi um humilhante objeto de castigo, sofrimento condenação e morte, até que o filho de Deus nosso amado Salvador fosse punido na cruz, o significado muda. Ao aceitar e abraçar a cruz, carregando-a em suas costas, ungindo-a com o seu sangue a mesma é purificada torna-se Sinal Sagrado. Para os impiedosos é e foi loucura, maldição, já para os redimidos é benção "Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é poder de Deus" (1 Cor.-1,18)
O antigo e negativo significado de morte é revestido pela compreensão de vitória, é neste sentido que os cristãos católicos adoram a cruz,  tendo em vista esperança e ressurreição. A cruz de Cristo é a pura e autentica solidariedade de Jesus com o gênero humano é a conquista da luz contra as trevas, é benção e ponte que une o céu e a terra, é o fundamento do discípulo e de todo batizado "Se alguém quiser acompanhar-me,  negue-se a si mesmo tome sua cruz e siga-me." (Mc 8,34).
Adoremos a Santa Cruz, percorramos com ela o caminho que Cristo nos aponta.

Pe. Antonio Gouveia

Nenhum comentário: