sábado, 2 de abril de 2016

REACENDAMOS NOSSA FE.

 A gloriosa ressurreição de Jesus reacende a fé do povo cristão, por isso a Igreja celebra, vive, exulta este tempo de graça onde o amor venceu a morte. Redimidos no Sangue do Cordeiro vivemos na esperança, reacendendo a nossa fé.
 O segundo domingo da Pascoa é o espaço para glorificarmos Deus, em Jesus seu Filho amado nosso Salvador. Em atos dos Apóstolos -5,12-16- a comunidade vive as maravilhas desse acontecimento, os fieis crescem, as multidões trazem os doentes para serem curados, queriam que ao menos a sombra de São Pedro tocasse os doentes, tamanha era a fé.     O salmo 117 é propicio para celebrar tal acontecimento o seu refrão é significativo "Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! "Eterna é sua misericórdia!" se tal acontecimento é e foi celebrado na terra o céu também testemunha, na segunda leitura do livro de Apocalipse 1,9-11... São João descreve o seu arrebatamento, nele acontece uma esplendida visão "O filho do Homem (Jesus) vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito..... Eu sou o alfa e o Omega, aquele que vive. Estive morto, mas agora vivo para sempre"
  O que é celebrado pela comunidade na primeira leitura e testemunhado por São João na segunda leitura é também celebrado com os filhos de Deus que formam a Igreja, Una Santa e Católica, é da pascalidade de Jesus que nasce a Igreja.   O evangelho descreve o encontro de Tomé com Jesus Ressuscitado após uma crise de fé, o discípulo é reabilitado em sua alma, a convite do próprio Jesus ele toca no poder de Deus "Estende a tua mão e coloca-a no meu lado" daí em diante Tome é uma nova pessoa. Graças a esse solene momento o mundo ouve o fundamento de fé "Bem aventurados os que crerem sem terem vistos" pela misericórdia do filho de Deus e profundamente amoroso Jesus ressuscitado contagia todos, dando-lhes generosamente a Paz, o sopro da vida na fé "recebei o Espirito santo" transbordando de alegria pascal a Igreja no mundo inteiro e numa unidade de fé celebra com os homens e mulheres na terra, com os anjos e santos no céu, a santa ressurreição do cristo vitima perfeita oferecida aceita por Deus em favor dos pecadores, com sua sobrenatural ressurreição é derramado no mundo a esperança e a paz. Que Deus onipotente conserve em nossa vida os efeitos de uma eterna e santa pascoa.

Pe. Antonio Gouveia

Nenhum comentário: