O que mantem viva a nossa fé, é o que comprovamos na nossa existência humana, por intermédio do agir de Deus. Os seus desígnios vem ao nosso encontro. Nos criou a sua imagem e semelhança e continuamente nos recria, pois Ele renova todas as coisas e nos inclui, levando-nos a participar diretamente da sua ação em nosso favor, pois deposita em um homem chamado José tão grande graça. "José fez como lhe ordenava o anjo e recebeu sua esposa" (Mt 1,24).
O genero humano esperimenta um alto grau de elevação quando Deus permite a José a guarda do seu filho amado, todo poder, virtude, qualidades indizíveis, percebidas somente por Deus neste homem santo, justo, é por estes e outros motivos que reside na mente de Deus tal confiança, Ele torna-se o pai terreno de Jesus, alem de sua bondade humana e natural, Deus vai cobrir este homem com tudo aquilo que ele necessita para cuidar com todo esmero, dos dois maiores tesouros de toda obra criada por Deus, seu único filho amado - Jesus - e a virgem eleita, Nossa Senhora.
Ao celebrarmos a festa de São José esperimentamos a preciosa grandeza de Deus que em um gesto de assustadora humildade fortalece a humanidade presente em José.
Para que tenha a posse do poder real, encarnado no Menino Jesus que chegou até nós pela bondade de Deus e santidade da Virgem Maria e de São José.
A festa de São José, é o marco no mes de março e data dos fins do século XV, nesta festa em que o venerável São José é lembrado, encontramos toda confiança de um Deus que acredita no ser humano e derrama abundantes graças para o bem de toda humanidade, por cuidar de tanta santidade é tido como Patrono Universal da Igreja, Pai e Protetor de toda família humana, é sinal de fertilidade pois no dia São José com muita ansiedade se espera a chuva que vai fecundar a terra. Assim as sementes brotarão da terra. Deus fecundou a virgem e paternizou José para cuidar do fruto que alimenta nossa fome espiritual, Jesus o filho do carpinteiro.
São José, rogar por nós!!!
Padre Antonio Gouveia
Nenhum comentário:
Postar um comentário