sábado, 14 de novembro de 2015

GLORIA ETERNA


O evangelho do trigésimo terceiro T.C ano B (Mc. 1324-32) descreve Jesus alertando seus discípulos, sobre sua segunda vinda. Esse acontecimento incidirá sobre realidades como morte, juízo, inferno, paraíso, as forças do céu, da terra serão abaladas. As almas dos bons e dos maus receberam do filho do altíssimo o destino, uns despertarão para vida eterna, outros para o opróbrio eterno, "Deus não nos ameaça com o inferno porque quer condenar-nos, mas para que nós livremos-nos dele" (São João Crisóstomo)
Durante essa manifestação sobrenatural do justo Juiz, a justiça será derramada para alegria de uns, o céu para tristeza de outros o inferno "o inferno é o sofrimento eterno, que consiste na privação de Deus, nossa felicidade, e no fogo com todos os outros males sem bem algum." (São Pio x), Jesus voltará trunfante, glorioso revestido de poder e majestade, para todos julgar. Uma grande tribulação marcará esse acontecimento, o sol vai escurecer, a lua perderá o brilho, as estrelas cairão. Tudo será ofuscado, abalado as realidades naturais ficarão sem forças, os grandes astros do universo se apagarão diante do inefável brilho gloriosíssimo do filho de Deus, que em sua vinda majestosa aplicará sua justiça.
Os eleitos de Deus serão reunidos pelos anjos, postos diante de Deus e seu filho. Para a glória dos justos esse dia será radiante, repleto de felicidade. "muitos dos que dormem no pó da terra despertarão para a vida eterna", as almas dos justos, santos, que repousam no solo criado por Deus, o pó da terra, triunfantemente serão despertos com a suave voz do justíssimo Senhor, Juiz dos séculos, dos tempo "Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo." (Mt 25-34), esses brilharão no firmamento como estrelas por toda eternidade, como em dia de eterno verão, tudo será restaurado o odor de santidade os envolverá, receberão delicias eternas e felicidades sem limites. "O Céu é o gozo eterno de Deus, nossa felicidade e nele a posse de todos os outros bens sem mal algum; e merece o Céu quem é bom, isto é, quem ama e serve fielmente a Deus e morre na sua graça". (São Pio x).
As almas que suportando tribulações sustentam a fé com o coração aberto aguardam, esperam o Cristo, Eterno Supremo Juiz, não serão entregues à morte não conhecerão a corrupção "Bem Aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" (Mt 5,8). Louvemos, agradeçamos ao nosso bom Deus que através de sua eterna palavra nos alerta quanto o dia do juízo. Com humildade abramos nossa alma para  eternidade preparemo-nos para esse grande dia. .

Pe. Antonio Gouveia

Nenhum comentário: