Piedade, é um dos dons do Espírito Santo, é um verdadeiro tesouro espiritual concedido à pessoa que quer unir-se a Deus, a piedade ajuda desenvolver a santidade ao longo da vida. Serve também para atacar o maligno, enfraquece-lo, derrota-lo, além disso fortalece a pessoa na sua busca às coisas do alto, enraizando, edificando o espírito, mantendo-o sempre na presença do senhor e de sua graça.
"A piedade é uma das mais preciosas faculdades da alma humana" (Leon Tolstoi). Aquele que pratica piedade é identificado como: O Piedoso, pois se relaciona com as coisas de Deus de forma singular, santamente, usufruindo nelas, o poder e ação de Deus. É fortalecido com uma disposição sobrenatural interior, vive com amor, respeito, relaciona suas atitudes, posturas, com as coisas de Deus - toda obra criada, Jesus, Espírito Santo e todas as suas manifestações, Dons, carismas, sua santa mãe Nossa Senhora Virgem Maria, o sacrifício da cruz Páscoa e ressurreição de Jesus, a igreja, os sacramentos veneração aos santos, devoções particulares, prática da caridade, amor ao próximo, leituras espirituais, alegria em servir a Deus, compadecimento com os males e sofrimentos alheios, fazer de tudo para aliviar a dor do próximo. É um outro bom samaritano que sem pietismo, mostra a importância do amor da caridade como pratica divina, realizadas na graça de Deus em favor do próximo.
No A.T., a Piedade era praticada com reverencia, obediência ao Senhor, sobretudo na prática, observância da lei. No N.T. ganha contornos de vida, a partir da lei viva encarnada em Jesus, que com seu exemplo mostrou uma de fé centralizada na trindade, Pai, filho, Espirito Santo. É Jesus, a própria Piedade, agindo no nosso meio. Jesus, mostra-se através do amor exercido redentoramente, fraternalmente vem ao encontro, acolhe perdoa, cura-nos de doenças, física e espirituais.
A Piedade, gera no piedoso uma atitude de abandono, confiança, a ponto de se deixar conduzir por Deus, o mesmo passa por esta terra, marcando-a com um amor especial, mistico, santo, ao mesmo tempo simples, quase despercebido, muitas vezes ignorado, nem sempre valorizado, mas aceito por Deus que sonda o íntimo de cada um.
A Piedade, não é simplesmente uma ajuda a quem necessita de algo, é resultante de como a fé foi abraçada, vivida, compreendida, é o sublime amor dispensado por Deus àquela que o busca. A mesma, não deve ser praticada de forma vaidosa - para o engrandecimento próprio, para aparecer diante das pessoas, para maquiar uma falsa espiritualidade - mas, como uma atitude de quem encontrou Jesus Cristo, e a ele sem reservas se entregou, é mesmo um mistério a ser meditado e praticado "Não pode haver dúvida de que é grande o mistério da piedade" (1Tm-3,16)., como grande é o amor misterioso de Jesus, que se oferece no santo sacrifício da cruz, a fim de que sejamos adotados por Deus, como verdadeiros ministros de piedade.
Como ministério, a piedade deve ser exercida na prática cotidiana cristã, católica pela fé, na fé com fé e amor ao próximo, acompanhada de oração, culto de louvor, ação de graças à Deus o supremo criador, como devoção a nossa senhora. A piedade é um dos títulos marianos, que enriquece a devoção católica, em sua representação simbólica isto é, a imagem, a virgem maria recebe seu filho desfalecido, descido da cruz toma-o em seus braços, com um semblante de dor, choro, sofrimento, a imagem retrata a própria dor da humanidade, a virgem da piedade, ao acolher seu filho, também nos acolhe, os gestos de piedade entre tantos são também:
- Reza do Santo Terço e Rosário.
- Veneração aos Santos.
- Decência no vestir-se.
- Uma sincera e reta intenção.
- Devoção à Virgem Maria.
O que é realizado com devoção, produz intencionalmente o que é bom e saudável, assim testemunhar o Cristo que vive naquele que pratica a piedade. Porém, a piedade deve ser realizada com muito cuidado, para não ocupar o lugar do culto à Deus - a Santa Missa - , mas ao ser praticada deve ser cheia de objetivos cristãos, que proporcionará saúde ao espírito, "Isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador"(2Tm-2,3), é uma ação serena que vem tranquilizar a pobreza humana, ao mesmo tempo conceder sabedoria. Para afastar, os filhos e filhas de Deus da impiedade, fujamos de tudo o que é mal "Como homens de Deus, foge dessas coisas. Segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência e mansidão", (1Tm-6, 11).
A Piedade nos ajuda a fortalecer a fé: edificar a igreja com fervor, devoção, abrindo-nos completamente a ação de Deus que quer divinizar-nos, também santificar-nos, somos convidados a observar nossas atitudes, nossa forma de relacionarmos com toda obra criada por Deus.
Peçamos à Nossa Senhora da Piedade, que nos ajude a praticar a piedade como uma virtude cristã, deixar que seja edificado em nós, homens, mulheres a piedade por graça de Deus.
Peçamos à Nossa Senhora da Piedade, que nos ajude a praticar a piedade como uma virtude cristã, deixar que seja edificado em nós, homens, mulheres a piedade por graça de Deus.
Pe Antonio Gouveia
Nenhum comentário:
Postar um comentário