O nome Davi é hebraico, significa: Querido, Amado, foi um guerreiro, diplomata, músico, rei, poeta, nasceu no ano 1040 A.C. e morre 970 A.C. aos 70 anos? Os relatos que trazem informações sobre a sua vida, constam na bíblia no antigo testamento, nos livros de: Samuel, 1Reis, 1 Cronicas, a partir dessas fontes sabemos que ele foi filho caçula de Jessé da tribo de Judá, nasceu em Belém, é o oitavo filho, corajoso pois livrou o rebanho de seu pai Jessé de ser atacado por um urso, depois de impedir de ser comidos por um leão,"o senhor mim livrou das garras do leão e das do urso" (1 Sm. 17;37) Mas ficou famoso quando defendeu os Israelitas dos Filisteus, tornou-se rei sucedendo Saul o primeiro rei de Israel, conquistou Jerusalém, unificou o reino de Israel.
O nome Davi aparece 1.139 vezes na bíblia, consta que era de uma bela aparência, tocava harpa na corte do rei Saul, este era atormentado por um espírito mal e se acalmava quando Davi tocava harpa. Venceu o gigante Golias com uma pedrada, mesmo tendo o corpo franzino, por causa deste feito casa-se com a filha do rei Saul, é isento dos imposto. Davi luta com o leão, o urso derrota golias o gigante mas não consegue enfrentar a si mesmo, frequentemente o pecado lhe derruba.
Com a morte do sogro Saul, governa Judá, torna-se depois rei de toda a Israel, leva a famosa Arca da Aliança para Jerusalém, tornando-a capital, o centro religioso do mundo antigo, o mesmo é ungido pelo profeta Samuel.
Com a morte do sogro Saul, governa Judá, torna-se depois rei de toda a Israel, leva a famosa Arca da Aliança para Jerusalém, tornando-a capital, o centro religioso do mundo antigo, o mesmo é ungido pelo profeta Samuel.
O Novo Testamento, diz que Jesus é descendente de Davi, ao afirmar que ele é filho de José da tribo de Davi. Davi, um homem extremamente humano, escolhido por Deus, mas cheio de pecado, muitas foram suas quedas, porém registramos em sua vida belas passagens de profundo arrependimento, uma constante busca do perdão de Deus, homem de profunda alegria chegando a dançar diante da arca" Ao entrar a arca do senhor na cidade da Davi Micol filha de Saul, olhando pela a janela ve o rei Davi saltando e dançando diante do Senhor", (2Sm 6, 16) este homem capaz de construir sólidas amizades como a que teve por Jonatas filho de Saul, "Angustiado por ti, meu irmão Jonatas: quão amabilíssimo me eras! mais maravilhoso me era o teu amor, do que o amor das mulheres". (2Sm 1, 26), teve várias mulheres, mas uma lhe fez cair em grave pecado, Betsaba, mulher de um de seus homens de confiança Urias, Davi se viu encantado por esta, quando a vê tomando banho, com a mesma comete adultério, sendo ela casada, ficando grávida de Davi. Surge na mente fraca do mesmo um plano para tirar Urias do seu caminho, ele pede que, faça frente a uma batalha e nesta Urias morre, deixando viúva Betsaba.
Davi fica livre para casar-se com ela, o filho fruto deste adultério já nasce doente, morre sete dias depois, causando grande dor e profundo arrependimento a Davi, como se não bastasse esse pecado de adultério, Davi foi também um pai ausente com relação a educação de seus filhos, por exemplo: não repreendeu a Amenon seu filho primogênito que abusou de sua meia irmã Tamar "Angustiou-se Amenon por sua irmã Tamar a ponto de adoecer" (2Sm 3,2). Absalão outro filho de Davi mata Amenon pelo acontecido com sua irmã, mais tarde toma o reinado de seu pai.
O conflito entre pai e filho só termina quando Joabe mata Absalão, Davi tem o trono de volta, teve vários filhos, várias mulheres. Os filhos de Davi nascidos em Hebrom: Amenon, Quileabe, Absalão, Adonias, Sefatias, Itreão; os filhos de Davi nascidos em Jerusalém: Samua, Sobater, Natan, Salomão, Ibar, Elizua, Nefequer, Javiá, Elisama, Eliada, Elifelete.
O seu período de reinado foi extenso, quarenta anos em Israel, sete anos em Hebrom, trinta e três anos em Jerusalém. Durante a sua vida foi tentado a romper com Deus, achando-se alto-suficiente; morre em velhice, desfrutou de uma vida longa com riquezas, honras, Salomão foi o filho que lhe sucedeu.
É percebido nos salmos, que são um conjunto de poesias religiosas atribuídas à Davi, para Deus, o tamanho de sua fé. As quedas, fracassos, mostram sobretudo a sua confiança em Deus pois é sempre erquido. A história de Davi é a história do homem que atravessa as situações de pecado, mas, possui um arrependimento sincero, de coração, necessitando de Deus o busca com todo ardor, arrependimento, esta imagem está presente no salmo 23 quando ele atribui à Deus o título de Bom Pastor, pois o mesmo recebeu os cuidados e a bondade de Deus.
Pe. Antonio Gouveia