quarta-feira, 22 de maio de 2013

SACRAMENTOS

                 
                     Os sacramentos, são sete momentos santos que marcam a vida dos filhos e filhas de Deus, sete sinais que o amor de  Deus em sua infinitude bonissíma confiou à Igreja Católica Apostólica, afim de que a mesma os destinassem aos seus filhos. Porque sete?, este número  cheio de significados é usado para nos mostrar o agir de Deus desde a criação do mundo. Pois sabemos que em sete dias Deus se manifestou com sua benção criativa trazendo o mundo á existencia, Jesus Cristo vai nos pedir para perdoarmos setenta vezes sete, sabemos que o Espírito Santo nos enriquece com os seus sete dons,  se existe sete pecados capitais sete são as virtudes, assim como sete são as notas musicais que alegra , traz beleza acalmando a alma, por este e outros motivos o número sete está associado a bondade, a misericórdia de Deus que vem até nós de vários modos, também através dos sete sacramentos, os mesmos estão relacionados com a nossa vida. Estes sinais fazem bem,  aos que os  recebem edificando-os de forma sobrenatural, por força e mistério divino, ilumina , fortifica o íntimo da vida cristã, familiarizando-os com a igreja.
                     Nascidos do próprio poder de Deus, é a própria misericórdia de Deus, pois os mesmos contém a graça de Deus, fazem com que, os que são marcados recebam, participem ativamente do poder vivificante de Deus. Os sacramentos trazem em si três elementos: a matéria, forma e graça. Os três primeiros sacramentos nos une a Cristo diretamente, gerando naqueles que os recebem o início da vida cristã: batismo, eucaristia, confirmação. Dois destes sinais caritativos de Deus nos dá o dom da cura: penitência, unção dos enfermos. Os outros dois nos insere na vivência do serviço e da comunhão com Deus, também com a comunidade: ordem, matrimônio.
                     Com o sacramento do batismo, acontece o nosso nascimento na graça de Deus (Jo 3, 5),  nos tornamos membros do Cristo. A matéria deste sacramento é a água que lava, purifica aqueles que se deixam mergulhar no nascimento espiritual. A forma deste sacramento são as palavras trinitária proferidas no momento do batismo por quem realiza o ato: o padre, o diácono ou ministro "Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". A graça conferida por este sacramento é a nossa filiação divina,  o mesmo apaga o pecado original.
                     Eucaristia, a matéria deste sacramento é o pão e o vinho que uma vez consagrado pelo padre, recebem a presença vivificante do Cristo em corpo e sangue. A forma é: Este é o meu corpo para o pão e este é o meu sangue para o vinho,A graça deste sacramento é a própria presença do Cristo que nos alimenta (Lc 22, 19)..
                     Confirmação, a materia desse  sacramento é o óleo sagrado. A forma é proferida pelo Bispo "Eu te marco com o sinal da cruz e te confirmo na fé". A graça deste sacramento é o nosso crescimento espiritual, a responsabilidade de sermos construtores do reino de Deus (Atos 8, 12-17)
                     Penitência (confissão) nos restabelece, cura-nos, das conseqüências maléficas do pecado. A matéria deste sacramento são os pecados confessados verbalmente pelo pecador, além de um sincero arrependimento, a forte intenção de não mais pecar. A forma deste sacramento é pronunciada pelo padre; "Eu te absolvo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". A graça deste momento é o próprio perdão dos pecados confessados (Atos 19, 18).
                     Unção dos enfermos, este sacramento nos reabilita corporal e espiritual em Jesus Cristo. A matéria deste sacramento é o óleo. A forma é proferida pelo padre "Por esta unção o Senhor Deus misericordioso, perdoe os teus pecados e te cure" , o óleo santo é aplicado em forma de unção, nas mãos, no peito, nos lábios, nos pés. A graça deste sacramento é animar a pessoa que está em estado grave por doença ou velhice, a uma coragem cristã,  e nos seus dias seja coroada de forma piedosa com este momento que prepara a alma para o céu. (Tg 5, 14-15).
                     A ordem,  o sacramento que confere àquele que o recebe, um profundo laço de união com Cristo sacerdote no serviço da igreja. Este sacramento confere os três graus da ordem do serviço evangélico eclesial: Diaconato, Sacerdócio, Episcopado. A matéria deste sacramento é a imposição de mãos feita pelo bispo ordenante. A forma é a oração consacratória. A graça é a íntima união do ordenado com os mistérios de Cristo: celebrar a Santa Missa, Animar as comunidades eclesiais, Educar e formar o povo de Deus, Ministrar os sacramento que são próprios ao Padre.
                     Matrimônio, o sacramento através do qual Deus convida os seres humanos a contribuírem na obra da criação. O homem e mulher na mística do amor unem-se ao mistério do Pai Criador. A matéria deste sacramento é a livre decisão dos noivos. A forma deste sacramento é o juramento dos noivos de contraírem união pelo vínculo do amor em Cristo Jesus através da igreja que os assiste. A graça deste belo sacramento é o dom de gerar vida, formar comunidades.
                      Em todos os sacramentos percebemos o convite, a nos unirmos à Cristo que nos faz filhos adotivos de Deus, os mesmos nos conferem  graça  propõem à todos os que se deixam marcar por tão belos sinais, uma vivência de santidade aqui na terra, testemunham  de forma autentica uma inabalável confiança em Deus, que com  sua força insondável nos cativa em seu amor misericordioso, afim de que se realize em nós por ação do próprio Deus, a salvação prometida.

Padre Antonio Gouveia

Nenhum comentário: