quinta-feira, 13 de junho de 2013

A CONSTRUÇÃO DO HOMEM NOVO

        A bíblia se encontra repleta de relatos que tem como finalidade educar, alertar, santificar o ser humano para servir a Deus,  o próximo na prática da verdadeira caridade,  e na vivencia da fé, alguns relatos descrevem a rebeldia do homem, da mulher agindo por conta própria longe de Deus, porém nada conseguem construir, se perdem, seus projetos não vingam, não prosperam.
           "Jesus disse eu sou o caminho, a verdade, e a vida, ninguém vai ao pai senão por mim"(Jo- 14-6), Deus nos aponta o caminho, o jeito de caminhar, porém tomado de ilusão, arrogância  prepotência, egoísmo, auto-suficiência, a humanidade insiste em andar sozinha. 
         No livro de Gênesis, há um episódio que nos mostra o fracasso daqueles que, sem Deus querem edificar-se, longe da verdade; do amor da graça. Logo após o diluvio, um descendente de Noé chamado Nirode,  hábil caçador, grande guerreiro, fundador de oito cidades, entre elas uma chamada Babel, resolveu que iria deixar sua marca no mundo através de uma grande construção a famosa torre de Babel. "Vinde, edifiquemos para nós uma cidade, uma torre, cujo topo chegue até o céu, e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra"(Gn-11,4).
               A forma de pensar dos habitantes de Babel, não combina com o preceito de Deus, que deseja o crescimento dos povos,"sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a" (Gn-1,28). A torre de Babel nos faz perceber o quanto o ser humano se distancia da redenção, o homem quis tornar o seu nome mais importante do que o nome de Deus. "Se o senhor não edificar a casa, em vão trabalharam os que a edificam: se o senhor não guardar a cidade, em vão vigiam a sentinela" (Sl- 27, 1,2),  antes de qualquer iniciativa, projeto, busquemos o auxilio de Deus pois é o mesmo que edifica tudo e tudo realiza para o nosso bem.
             Em favor do ser humano, para protege-lo sabemos que Deus nos adverte,"não façais nada por espírito de competição, por vanglória, ao contrário, levados pela a humildade, considerai  uns aos outros superiores."(Fl-2-8,10), a torre de Babel foi construída  no espírito de competição, superioridade, vanglória..., pois todas essas tentações que atormenta o ser humano o torna cego, descrente,  deixando-o órfão de Deus, até querem o céu, mas sem o auxílio divino, sem a graça de Deus.
              O termo Babel é de origem hebraica, significa confusão, foi o que aconteceu, a confusão das línguas, incompreensão, separação entre as pessoas.  Desde esse momento até os nossos dias amargamos em rixas, brigas, indiferenças, guerras, todas essas atitudes tomou conta do mundo. Quando seduzido pelo mal a humanidade simbolizada em Eva aceita a proposta da serpente, "É que Deus sabe: no dia em que comerdes (fruta) vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecedores do bem e do mal" (Gn-3,5). 
          Na verdade Adão e Eva já conheciam o bem, e dele desfrutava, mas foram incapazes de valorizar tão grande graça dada por Deus, enganados pela mentira, com sabor amargo da fruta deixaram-se derrotar através dos sentidos achando que construiriam algo para si longe do grande arquiteto Deus, podemos perceber várias expressões do pecado, nesse incidente chamado - a perda do paraíso - porém o maior de todos é a arrogância de querer ser deus, isso persegue as pessoas até os dias de hoje.
               O capitulo 11 do versículo de 1 a 9 de Gênesis,  descreve  a quebra da unidade,  a prepotência humana, a grande torre é um forte exemplo de rebeldia da criatura contra o criador. Devido tal atitude, o ser humano torna-se inacabado, assim como inacabada ficou a famigerada torre. Nos dias atuais a torre de Babel é uma realidade comum na vida de muita gente, que despreza Deus, a fé, fala mal da igreja católica, dos padres... inflando-se de auto-suficiência. "a arrogância precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda"(Pr.-16,8), não é de causar estranheza, que as rixas, desentendimentos, conflitos, egoísmo, persistam em nossos dias,em nossas famílias, na politica, as torres de Babel não deixaram de serem construídas, são erguidas diariamente."Todo edifício bem ajustado, cresce para o templo santo no senhor;no qual também vós juntamente sois edificados para a morada de Deus no espirito" (Ef-2 21,22), é bom lembrarmos que somos uma construção de Deus,  para Deus, à serviço, na comunhão, na fraternidade. Diante do fracasso dessa construção podemos perceber como a pessoa se perde, ignorando o  poder de Deus, voltemos para Deus com piedade, santidade, humildade, sinceridade de fé, arrependimento de nossos pecados, usemos os materiais necessários para uma boa edificação espiritual, a conversão diária,  oração contínua, amor ao próximo, temor à Deus, abertura do nosso coração, ser igreja, comunhão, só assim edificaremos o nosso espírito nas realidades celestes, nós tornaremos o que nos indica são Pedro "como pedras vivas de um edifício espiritual" (1- Pe,2.5).

Pe.Antonio Gouveia

Nenhum comentário: