quarta-feira, 5 de junho de 2013

ANJOS

               O eterno,  todo poderoso que todas as coisas chamou à existência,  tudo criou, se manifesta a compreensão humana de varias formas, uma delas é a forma natural que é perceptível aos sentidos humanos, conhecida como realidade temporal, a  outra é a eterna, também conhecida como espiritual, sendo essa invisível, não deixa de ser percebida pelo ser humano destinatário de toda criação, o mesmo a conhece, experimenta, interage com o temporal e  espiritual, uma vez  que as mesmas perpassa toda criação. 

              O ser humano sente, o eterno, dai vai fortalecer vínculos espirituais através da oração, amor fraterno, louvores, confiança no criador,pratica de fé. Estas atitudes edifica a espiritualidade humana, ajuda sentirmos o poder de Deus mesmo em  sua invisibilidade, que  sempre nos envolve,com força  podendo ser sentida de várias formas, uma delas é a ação dos anjos. Os mesmos fazem parte da realidade eterna portanto espiritual sendo criados por Deus possuem inteligência: "Foi-lhes revelado que faziam, não para si mesmos, mas para vós estas revelações que agora vos tem sido anunciado por quem vos pregou o evangelho da parte do Espírito Santo enviado do céu. Revelações estas que os próprios anjos desejam contemplar" (1Pd-1,12); possuem também vontade: "Subirei até o céu, acima das estrelas de Deus, estabelecerei o meu trono. Assentar-me-ei no monte da grande assembléia" (Is-4,12-13); possuem emoção: "Imediatamente juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, que louvava à Deus dizendo: Glória a Deus nas alturas" (Lc-2,13), os anjos tem conhecimentos limitados mas são superiores em relação aos seres humanos. "Por ventura não são todos eles espíritos servidores, enviados para servir aos que devem herdar a salvação" (Hb-1, 14).
                A superioridade se encontra no serviço, porém todos os anjos são criaturas, estão sujeitos a vontade de Deus. O número de anjos é incontável para a mente humana. "Na minha visão eu ouvi a voz de muitos anjos, que estavam ao redor do trono, dos seres vivos, e dos anciãos, o número era de milhares de milhares, de milhões de milhões" (Ap-5, 11).
                 Os mesmos são  identificados como espíritos "Por ventura não são todos eles espíritos" (Hb-1, 14). São vigias "O anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem, e os livra" (Sl-34, 8). São Santos "Os céus proclamam tua maravilha Senhor e tua fidelidade na assembléia dos Santos" (Sl-89, 6); Os anjos também podem aparecer de forma humana se assim Deus permitir "Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela alguns sem saber hospedaram anjos" (Hb-13, 12).
             Estes seres espirituais tem sua existência comprovada pelo próprio Cristo "Em verdade, em verdade vos digo:Vereis abrir-se o céu e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem" (Jo-1, 51), até satanás sabe da sua existência "Se és filho de Deus lança-te daqui abaixo pois está escrito a teus respeito: Ordenarás aos seus anjos para que te carreguem nas mãos..." (Lc-4 , 10) , os mesmos são seres imortais, espirituais, não se recriam, são poderosos e velozes, porém não contém o dom da onisciência (conhecimento completo da sabedoria) "O dia e a hora ninguém sabe nem os anjos do céu" (Mt-24, 36), não contém onipresença (presença única em todos os lugares ao mesmo tempo), não tem onipotência (poder absoluto),  são seres gloriosos apesar da ausência dos atributos divino, os mesmos são apresentados nas Sagrada Escrituras e distribuídos em nove coros celestes:
  • Tronos: Anjos destinados a orientarem os anjos inferiores,
  •  Querubins: Anjos da sabedoria e da ciência,  
  •  Serafins: Anjos da caridade,
  •  Dominações: Fazem executar as ordens de Deus,
  • Potestades: Cuida do governo do mundo e da igreja,
  • Virtudes: Anjos do poder e da força, lutam contra os anjos maus,
  • Principados: Cuidam da terra, reinos, países e dioceses,
  • Arcanjos: São mensageiros entre o céu e a terra, São Miguel, São Gabriel e São Rafael,
  •  Anjos:Cuidam da vida espiritual e corporal das pessoas.

                   A bíblia também relata a existência dos anjos maus, rebeldes identificados como dragão e seus anjos, esses travaram uma batalha no céu, mas foram derrotados pelo arcanjo Miguel e seus anjos,precipitados em direção à terra, cujo relato está em Apocalipse 12 - 7, 10.

             Qual é o destino dos anjos caídos, e de Satanás quando foram expulsos do céu, alem de atormentar os homens e mulheres. "Afastai-vos de mim malditos ide para o fogo do inferno, preparado para o Diabo e seus anjos" (Mt-24, 41),  a segunda carta de São Pedro nos diz, "Deus não polpou os anjos que pecaram mas os precipitou no abismo tenebroso do inferno".

            Chama-se angeologia a doutrina que atesta a existência e o agir dos anjos, cujo nome vem do hebraico Malak, no latim angelos  em português anjo, os mesmos são citados 203 vezes no Antigo Testamento e 101 no Novo Testamento.

                 A igreja católica no seu magistério ensina a devoção aos anjos. Faz parte da tradição católica, louvar, agradecer a Deus nos seus Santos Anjos, para que seja purificada esta santa crença de todos os sinais de esoterismo,  paganismo... direcionados aos santos anjos,  e essa fé seja pura edificante,  agradável à Deus, tenha como finalidade fortalecer a fé católica,  edificar com clareza a compreensão dos batizados os filhos da igreja.



Pe Antônio Gouveia                  

                          

Nenhum comentário: