sexta-feira, 29 de abril de 2016

HOMEM DA IGREJA V

 Luca Bartolomeo de Pacioli, OFM (1445-1517) Frade Menor da Ordem de S. Francisco. Célebre matemático italiano é reconhecido como pai da Contabilidade. Foi famoso professor universitário. Em Milão escreveu a “De Divina Proportione”, trabalho que foi ilustrado por Leonardo da Vinci. No ano de 1494 foi publicado em Veneza sua famosa obra “Summa de Arithmetica, Geometria proporção e proporcionalidade” (colecção de conhecimentos de aritmética, geometria, proporção e proporcionalidade). Pacioli tornou-se famoso devido a um capítulo deste livro que tratava sobre contabilidade: “Particulario de computies et scripturis”. Nesta seção do livro, Pacioli foi o primeiro a descrever a contabilidade de dupla entrada, conhecido como método veneziano ("el modo de Vinegia") ou ainda "método das partidas dobradas".
Por ser seu valor um número irracional raiz quadrada de cinco menos um, dividido por dois, igual a 0.6180339, conhecido em matemática como “divisão de um segmento em média e extrema razão”, o que resolve importantes problemas de construções geométricas.
 Paccioli ainda extraiu treze consequências do princípio matemático em honra de Cristo e seus doze Apóstolos. Com relação ao código da “divina proporção”, descoberto por Pacioli, recentemente, à custa da ilustrada ignorância e irrracionalidade contemporâneas, o escritor gnóstico ficcionista Dan Brown lucrou enorme fortuna com seu livro “Código da Vinci”.

Pe. Antonio Gouvea

Nenhum comentário: