sexta-feira, 22 de abril de 2016

HOMENS DA IGREJA IV

 São Boaventura, OFM (1221-1274) Frade Menor da Ordem de S. Francisco. Doutor da Igreja. Teólogo, filósofo escolástico medieval nascido na Itália no século XIII. Sétimo ministro geral da Ordem dos Frades Menores, foi cardeal bispo de Albano. “Homem bom, afável, piedoso e misericordioso, repleto de virtudes, amado por Deus e pelos homens (…). Deus, de fato, havia lhe dado tal graça, que todos aqueles que o viam eram invadidos por um amor que o coração não podia ocultar” (cf. J.G. Bougerol, Bonaventura, en A. Vauchez (vv.aa.) 
 Foi herdeiro de São Francisco e Santo Agostinho, seu mestre preferido, também de Santo Anselmo e São Bernardo. Sua teologia é marcada pela tentativa de integrar completamente a fé e a razão.
 Postulava que Cristo é o “único mestre verdadeiro” que oferece à humanidade conhecimentos que nascem da fé, se desenvolvem através de uma compreensão racional e tornam-se perfeitos pela união mística com Deus.
 Seus escritos abrangem quase todos os assuntos acadêmicos de sua época, suas obras são numerosas, tratando, em sua maioria, de filosofia e teologia. O pensamento filosófico de Boaventura revela considerável influência de Santo Agostinho, é tido como melhor representante do agostinianismo.
 Boaventura foi canonizado em 14 de abril de 1482 pelo papa Sisto IV e declarado Doutor da Igreja em 1588 pelo papa Sisto V como "Doutor Seráfico"

Pe. Antonio Gouveia

Nenhum comentário: