sexta-feira, 6 de setembro de 2013

QUATRO HOMENS DE DEUS

                 O que sabemos sobre Jesus Cristo, não é resultante do que ele mesmo escreveu, pois não há relatos de que Cristo escrevera  algo,  não há nada de escrito por ele em papel, uma vez rabiscou o chão e só. Porém, de forma profundamente misteriosa, Jesus tocou com o seu poder a existência de quatro homens, que se deixaram marcar de forma definitiva, tornando-se testemunhas autentica do mesmo, ofereceram suas vidas para que Jesus pudesse marcá-las com sua graça, na letra do amor, com tinta da sabedoria.
         Jesus vai escrever nos seus corações, uma forte e estrondosa história de amor, unindo-os de forma sobrenatural ao conhecimento celeste. Movidos pelo o Espírito Santo  à uma paixão descomunal, enamoram-se pelo filho de Deus, Jesus o nosso Senhor e Salvador, a ele entregara suas vidas, o escutaram com profundo silencio "o ouvido é o caminho do coração", (Voltaire)|tornando-se livros vivos, passando para todo mundo suas experiências, com Cristo. Nos contam a história do salvador, com suas próprias vidas, relatando com o próprio sangue nas páginas da humanidade, tão grande mistério "É a imagem da fé!, quantos mais torturados mais fecundos, quanto mais perseguidos mais vitoriosos" (Dom Vital) são estes, os quatro santos evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João, deixaram-se incendiar, ardendo no amor absoluto, revelam o dia-a-dia de Jesus, sua divindade ao mundo, através de seus escritos, os quatro evangelhos:

  • Mateus, também chamado de Levi, filho de Alfeu, era um cobrador de impostos, odiado e desprezado, tido como um sujo, pois vivia da porcentagem que recebia dos impostos. Era um intelectual, foi chamado pelo próprio Jesus, atendendo, segui-o para o resto de seus dias, escreveu o primeiro evangelho, em grego ou aramaico?, nos anos 44 e 45 D.C. na Síria. Destinado aos Judeus, o seu evangelho é composto por 28 capítulos, 1.071 versículos, descreve Jesus como um descendente do rei Davi, isto para nos dizer que Jesus é Rei. A figura simbólica que representa o evangelista Mateus, é a de um anjo com rosto de homem, isto para mostrar a natureza humana de Jesus, terminou seus dias como mártir na Etiópia.
  • Marcos, também chamado de João Marcos, não fez parte dos doze, seus pais eram seguidores de Jesus, o que ele escreveu é resultante das longas conversas que teve com São Pedro, de quem era discípulo. O seu evangelho possui 16 capítulos e 661 versículos, escreveu em grego entre os anos 65 e 70 D. C. em Roma para os cristãos convertidos, a figura simbólica de Marcos é um Leão, simbolismo que serve para mostrar a força de Jesus, foi nomeado por São Pedro como o primeiro bispo de Alexandria, também foi martirizado e mostra Jesus nos seus escritos como o servo sofredor, revestido de coragem e força.
  • Lucas, não conviveu com Jesus, diz a tradição que é um médico, também um artista, era amigo de Paulo, além do seu evangelho, também escreveu o livro de Atos dos Apóstolos. Para compor o evangelho, recebeu informações diretamente da Virgem Maria. O evangelho de Lucas é composto por 24 capítulos, 1.149 versículos, escreveu originariamente em grego, na cidade de Éfeso nos anos 70 D.C., dedicou seus escritos a um tal Teófilo, nome que pode ser traduzido como amigo de Deus, a sua figura simbólica é um touro, para mostrar a imagem do Cristo sacerdote, pois o touro era sacrificado no altar. Na nova aliança Jesus é imolado na cruz, para nos salvar, Lucas descreve Jesus como O Filho de Deus, foi martirizado na Acaia - Grécia.
  • João, filho de Zebedeu e Salomé, além do evangelho, escreveu também o livro do Apocalipse, é chamado de o discípulo fiel, o amado de Jesus, escreve seu evangelho em grego na cidade de Éfeso nos anos 90 D.C., seu evangelho tem 21 capítulos,  871 versículos, escreve para os Judeus. Sua figura simbólica é uma águia que serve para mostrar a natureza divina de Jesus, apresenta Jesus como O Verbo de Deus - o Filho de Deus.
              Os escritos de Mateus, Marcos e Lucas, são chamados de sinóticos, palavra que pode ser traduzida por: ter a mesma visão, olhar juntos. Os escritos se identificam, ha muitas similaridades. O evangelho de João omite muitos relatos presentes nos assim chamados sinóticos. Muitas são as informações dignas de fé deixadas por estes quatro santos evangelistas, que preenchidos pelo conhecimento divino, experimentaram as lidas penosas da terra, homens fracos, porem assistidos pelo Espírito Santo, encorajados no amor à Deus, e vivos na fé testemunharam, registraram os acontecimentos vitais de Jesus Cristo, sua paixão pelos pecadores, os sofrimentos, os testemunhos, a vida das primeiras comunidades cristãs.
      Quis Deus que estes santos homens, documentassem para o mundo a existência de Jesus. João nos afirma: "Há porém, muitas outras coisas que Jesus fez, se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio que o mundo inteiro não caberia os livros que seriam escritos". (Jo-21, 25).
    Façamos todo esforço para conhecer a verdade, vive-la, dedicando-nos a Jesus em palavras e atitude, "Não basta conquistar a sabedoria é preciso usá-la" (Cicero), peçamos a continua interseção desses quatro evangelistas, discípulos, pregadores, orantes, obedientes, santos e mártires, afim de que possamos viver em tudo para a glória de Deus, e sua palavra seja para nós alimento, caminho para a santidade, com o mesmo ardor desses quatro homens de Deus, ofereçamos também a nossa vida como testemunho do amor de Deus, que vivifica a Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica, a mãe e mestra que através das Santas Escrituras educa e santifica todos os seus filhos.
Pe. Antonio Gouveia

Nenhum comentário: