sábado, 13 de abril de 2013

BÍBLIA III

                     Pentateuco é o nome dado aos primeiros cinco livros da bíblia: Gênesis, Exodo, Levítico, Números e Deuterônomio, esses  livros contam a história de Israel desde a criação do mundo até a morte de Moisés, para os Judeus essa coleção de livros forma a lei chamada por eles de Torá, essa lei é recebida por Moisés no monte Sinai e ensinada à todos.
                     Pensava-se que estes livros foram escritos por Moisés, porém estudos minuciosos distingue  na sua escrita quatro fontes de informações: fonte Javista, fonte Eloísta, fonte Deuteronomista e fonte Sacerdotal.
                     Na fonte Javista, é descrito a origem da humanidade e do mundo, tem uma linguagem imaginativa, Deus é apresentado como um ser que age como homem (antropomórfico) Deus é identificado pelo nome Senhor Javé.
                     Na fonte Eloísta, Deus é apresentado como um ser espiritual e comunica-se com os homens através dos profetas, é bastante usada a figura de anjos nesses relatos e Deus é chamado de Heloim.
                    Na fonte Deuteronomista, Israel é representado como povo eleito de Deus e é observado o valor e o destaque do culto.
                   Na fonte Sacerdotal é apresentado a genealogia dos povos, é dado destaque para a soberania divina, o culto é apontado como algo importante.
O Pentateuco, nome dado pelos cristãos, ou a Torá nome dado pelos judeus, terminou de ser escrito no século V A.C.. É a história do povo de Israel que olha para o passado aprendendo com o mesmo e reconhece Deus como alguém que o elegeu, protege e o conduz, nesta coleção de livros é dado destaque todo especial aos patriarcas (pai da fé) Abraão, Isaac, Jacó e Moisés.

Padre Antonio Gouveia

Nenhum comentário: