quinta-feira, 25 de abril de 2013

HERESIAS

               A heresia, é uma forma de pensar diferente da estabelecida, é uma escolha, e prega  a mudança nas leis, despreza os dogmas e se mostra como uma afronta sobre tudo com relação a fé, se posiciona contra a doutrina religiosa e a verdade divina, firmada e promulgada pela igreja.
                Contesta a sã doutrina tem  comportamento agressivo, age de forma lenta, conquistando o maior número possível de pessoas para torná-los descontentes com a própria fé, distanciando as pessoas da igreja distorcendo as verdades da bíblia, semeando violência, disseminando mentiras, quebrando a unidade, sobre tudo a religiosa. É chamado de herético aqueles que se empenham em manter a heresia viva, esse comportamento é antigo como vemos na segunda carta de Pedro (2,1) "Mas ouve também  entre o povo, falsos profetas, como entre nós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertadamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição".
               As heresias foram muito comum na idade  antiga e média, também na era moderna e uma relidade. Foi dentro de um ambiente de heresias, descrença e desobediência, que Lutero se levanta contra a igreja católica. E nos dias atuais as heresias são disseminadas em todas as partes e através de vários meios de comunicação.
               Há trecho de uma musica do conjunto brasileiro chamado  TITÃS, em que ensina a anarquia religiosa, canta eles: "Eu não gosto de Padre, eu não gosto de Madre, eu não gosto de Frei, eu não gosto de Bispo, eu não gosto de Cristo, eu não gosto de Terço, eu não gosto do Berço de Jesus em Belém, eu não gosto do Papa, eu não creio na Graça do Milagre de Deus. Eu não gosto da igreja, eu não entro na Igreja, não tenho religião". (C.A. Medeiros, Rock and Roll e Satanismo, pg.7).
             Outro conjunto brasileiro chamado SEPULTURA, nega diretamente a divindade de Nosso Senhor: "Nós negamos os deuses e suas leis, desafiamos seu supremo poder, crucificado pelo poder das trevas, ele deixou as igrejas para nos atormentar. Nós destruiremos o Altar Mor, mostraremos ao mundo o nosso ódio. Os padres terão seu tormento final. Romperemos as igrejas, nós temos um ideal ... . O gênero humano ruma para o suicídio, eles tem fé num falso Deus que chama Cristo, que prega o bem e a beleza" Ibidem, pg7).
              A igreja não cessa de lutar para conter as heresias e impedir os falsos ensinamentos. Ao lutar para defender a fé, faz nascer muitos mártires que se tornam santos para a igreja de Cristo, combatentes da fé cristã católica. Abaixo algumas heresias que a igreja enfrentou:
  • No século IV, surgiu o arianismo, vindo de Ário, pregava a negação da divindade de Jesus (a igreja o excomungou).
  • 359 e 425, surge a heresia do pelagianismo, de Pelágio, monge que não aceitou a doutrina da igreja sobre o pecado original, foi excomungado.
  • 379 e 395, surge a heresia de Macedônio, que nega a divindade do Espírito Santo.
  • 451, surge o monofisismo, Eutique, monge que negou as duas natureza de Cristo: a divina e a humana, foi condenado no concílio de Calcedônia.
  • Século V, surge o nestorianismo, de Nestório, bispo de Constantinópla, negava a virgindade de Maria.
  • Século VI, surge o cisma do Oriente, resultante de várias heresias. A igreja do Oriente em Constantinópla e seus patriarcas não reconhece o poder do Papa, separando-se da igreja romana em 1054, com o patriarca Miguel Celulário, rompendo com a igreja católica definitivamente.
  • Século XII, surge a heresia do valdenses, Pedro Valdo, de Lyon (França), negava o sacerdócio católico e toda igreja.
              A igreja constantemente assistida pelo Espírito Santo, não descança e dentro de sua História luta arduamente para manter viva a ordem  os bons costumes, pregar a Boa Nova  de Jesus Cristo o Santo Evangelho. Mas na maioria das vezes é sempre mal interpretada, sobre tudo por aqueles que não a conhecem, nos tempos de hoje continua a aparecer comportamentos heréticos que com novos métodos lentos e agressivos querem afastar o homem de Deus e destruir a igreja. Como o comportamento positivista que quer reduzir o homem a um ser experimental, simplesmente material.
  • O Panteísmo, defende a idéia de que Deus é o universo, e está presente nas coisas e tudo é permeado por deuses. 
  • O Materialismo prega a felicidade do homem sem a existência de Deus, junto com o Ateísmo dizem que a religião não passa de um fuga de fundo psicológico onde o homem não tendo resposta para suas dificuldades projeta sua esperança em um deus, fruto do pisiquico idéia muito bem acolhida e vivida pelo modernismo.
              Mesmo com todos esses impasse e dificuldades históricas até hoje a Santa Mãe Igreja acolhe nos seus Santuários, Catedrais, Capelas, Paróquias, ao longo do mundo inteiro, diariamente uma infinidade de homens e mulheres que canta, louvando e celebrando a manifestação poderosa de Deus que nunca pára de semear no mundo através daquilo que a igreja celebra nos seus rituais sagrados, o chamado para o homem sempre buscar em Deus aquilo que este mundo não tem condições de oferecer.
             A igreja convida a todos a viver na esperança, na caridade, na , buscando o aprimoramento humano e psicológico e sobre tudo tomar consciência de que só o ser humano pode definir com a ajuda de Deus, o caminhar da humanidade.

Padre Antonio Gouveia

Nenhum comentário: