sexta-feira, 12 de abril de 2013

VIRTUDES

                   A virtude é uma disposição interior dada por Deus que leva o ser humano  a praticar o bem e buscar uma inclinação moral. A doutrina católica nos ensina que existe três tipos de virtudes: virtude teologal, virtudes cardeais e virtudes humanas.
As virtudes teologal são três: FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE, as mesmas são infundidas por Deus no ser humano e crescem através da graça santificante,  conduzem o ser humano a viver com determinação.
A FÉ nos leva a crer em Deus e em sua palavra dirigida aos homens e mulheres, sendo Deus a própria verdade, pela FÉ Ele nos conduz a Si.
A ESPERANÇA é uma força gerada pelo Espírito Santo que nos conduz a Deus, nosso Pai e Criador. Com esta esperança que é uma virtude, somos convidados a criar um mundo novo.
A CARIDADE é o agir daquela pessoa que tem fé e também vive de esperança, lutando e confiando em Deus, a caridade é "vinculo de perfeição" (Clo 3,14).

                 As virtudes cardeiais dão amparo e reforça o ser humano levando-o a praticar o bem, são elas: PRUDÊNCIA: é a atitude que nos ajuda a discernir o bem do mal; JUSTIÇA: é a vontade e o agir que faz o ser humano reconhecer em si e no outro aquilo que é devido e justo; FORTALEZA é aquilo que dá força ao homem e as mulheres nos seus momentos de dificuldade, encorajando-os a não desanimarem; TEMPERANÇA é aquilo que orienta a pessoa, o bom senso na busca dos prazeres e faz o ser humano dominar os seus instintos (vontade descontroladas).

As virtudes humanas são aquelas atitudes que o ser humano pratica quando se encontra apoiados nas virtudes teologais e nas virtudes cardeais: castidade, generosidade, temperança, paciência. caridade, humildade, diligência.
A prática das virtudes humanas nos fortalece a lutar contra os pecados capitais, que são contrários a lei divina. O papa Gregório Magno no final do século VI os definiu assim:
- Luxúria: valorização exagerada dos prazeres mundanos;
- Gula: ser dominado pela boca, buscando satisfazer-se apenas na comida, esquecendo-se   
             de outros compromissos da vida; 
- Avareza: acumular riqueza a qualquer custo;
- Ira: viver sob o ódio, cultivara raiva e praticar a vingança;
- Soberba: é aquela pessoa que se acha melhor que todas, orgulhoso e arrogante;
- Vaidade: fazer de tudo para conseguir beleza exterior e com isso dominar os outros;
- Preguiça: viver sendo um peso para os outros.

Os pecados capitais são uma influência do mal que penetra no ser humano, destruindo-o, por isso devemos praticar virtudes teologal, virtudes cardeais e virtudes humanas.
Em 2008 a Igreja Católica percebeu outras formas de pecados capitais: O uso de drogas, poluição do meio ambiente, injustiça social, riqueza excessiva, geração de pobreza, violação à vida. Somos convidados a avaliar a nossa vida e construirmos um mundo a partir das virtudes e não dos pecados.

Padre Antonio Gouveia

Comente este texto

Nenhum comentário: