Paganismo termo que vem do latim paganuns que siquinifica camponês rústico, a princípio servia para designar o povo simples, só no século IV foi usado para definir o comportamento entre cristãos e romanos. Este termo está ligado também àqueles que praticam uma fé ligada a mitologia grego-romana , politeístas, sobretudo na Europa antiga África, antes do cristianismo.
No período moderno este termo é atribuído as religiões não abraâmicas, o mesmo não aceita o poder de Deus como único princípio criador, ignora a divindade como origem e continuidade de tudo, os ensinamentos derivados do cristianismo, não aceita Jesus como mediador e salvador. Mas prega e acredita nas forças da natureza, bruxas, druidas, fadas... são adeptos de práticas esotéricas, dados a simpatias. Agem como uma religião, pregando suas idéias, divulgando suas normas e leis, na época da antiga aliança esses conportamento era praticado pelos os gentios, "todos os deuses dos gentios são demônios" (salmo 95, 5). Nos alerta este Salmo, que se coloca contra os deuses e práticas pagãs já combatida no A. T. "não se encontre em teu meio quem se dê a adivinhação, astrologia, aos agouros, aos feiticismos, a magia, aos espiritismo, adivinhação ou a invocação dos mortos, porque o Senhor teu Deus abomina aqueles que se dão a essas práticas" (Dt 18, 10-12).
O paganismo se coloca diante das outras religiões como tolerantes, isso é apenas um método, altamente bem aceito para aquelas pessoas que querem uma fé sem compromisso , afirmam que a fé deve ser individualista, pregam rituais mágicos para benefício dos seus praticantes, apresentando a muitos o caminho mais fácil para se conectar com o infinito, também denominado como deus, isto é aceito por grande maioria por ser o caminho mais fácil, não acreditam em culpa e nem no pecado, cultuam a razão humana.
O paganismo alimenta-se com o conhecimento "místico", mágico e apresentam o homem como um deus, descartando Deus transcedente e sobrenatural, mas ao mesmo tempo, tudo para o paganismo é divino, uma idéia meio iluminista promovendo o banimento de Deus e colocando a ciência como centro de tudo. Também é considerado como pagão aquele que não aceita o batismo cristão. Mas não se colocam firmemente contra o cristianismo pousando de tolerante, suas idéias são semeadas, nos movimento New age, em círculos de magia como Wicca e produções cinematográficas onde os personagens são bruxos e bruxas "bonzinhos", o paganismo moderno é pregado na forma de pensar de alguns escritores sobretudo Paulo Coelho na sua forma de escrever diz que o homem pode viver sem uma religião instituída. Defende a extrema liberdade humana; como o direito de abortar, liberdade sexual vê na violência uma força que precisa ser jogada para fora e no mal uma energia que precisa ser canalizada para qualquer fim, o que vale é a total e plena felicidade do homem a qualquer custo.
Padre Antonio Gouveia
Nenhum comentário:
Postar um comentário