Inglaterra foi convertida ao protestantismo à força, na marra, o rei Henrique VIII queria se divorciar de sua esposa Ana Bolena, a igreja católica que sempre defende o santo matrimônio não concordou,revoltado e enfurecido ele funda sua própria igreja em 1535. Igreja Anglicana, obriga o seu parlamento a aprovar leis contra a igreja católica e contra os padres, ele se torna rei (poder temporal) e autoridade religiosa (poder espiritual), tomava os bens católicos, perseguia padres, bispos e freira, queimava as igrejas, roubava-lhes os bens. Diante disso os camponeses católicos o povo católico, lutavam para defender a igreja, foram trucidados, mais de um milhão de católicos foram mortos e as richas continuam até hoje entre protestantes ingleses e católicos. (a história da igreja na Inglaterra, Leipzig, livro 1 pg. 54).
Escócia, por lei civil, o catolicismo foi abolido, quem celebrasse missa e quem participasse era condenado a morte, todos tinham que se tornar calvinista = presbiteriano, tribunais protestantes foram criados para levar católicos à morte. (Westimister Review, livro LIV, pg. 453).
Dinamarca, o protestantismo foi imposto por Cristiano II apelidado de "O Nero do Norte", por causa de sua maldade, em 1569 decretou vinte e cinco artigos obrigando todos a se tornarem Luteranos, tomou os bens da igreja católica, expulsou bispos, padres e freira. Em 1789 na Dinamarca foi decretado que se um padre pisasse em terra dinamarquesa fosse assassinado (origem e progresso da reforma, pg 204, editora Agir 1923).
Suécia, Gustavo Wasa, por lei acaba com o catolicismo e decapita Jacobson e Knut dois bispos católicos, fechou seminários, destruiu igrejas, o povo católico pega em armas para se defender, mas foram afogados no próprio sangue pelo exército protestante. (a reforma protestante, pg. 203, 7ª edição 1958).
Suíça, o senado coagido pelo rei, proíbe o catolicismo, os mártires foram inumeráveis (J.B. Galiffe, notícias genealógicas, livro 3 pg.403).
Holanda, as camaras do Estado proíbe o catolicismo, mata inúmeros padres, leigos e freiras, destroem igrejas e mosteiros. (Luigi Geovanni e M. Sgarbossa en il "Santo Del Giorno", 4ª edição 1978, pg 224).
Alemanha, todo governo foi amparado por calvinistas e luteranos. Palavras do alemão Lutero "Eu Martin Lutero, exterminei os camponeses, ordenei-lhes suplícios, que seu sangue recaia sobre mim, mas o faço subir até Deus, pois foi Ele quem me mandou falar e agir como agi e falei". (Veit Valentan, história universal, livro 2, pg 248-249, editora Martins, SP 1961).
Estados Unidos, a princípio, foi usado como esconderijo para o puritanos protestantes que não aceitavam a autoridade do Rei da Inglaterra, ou seja, Igreja Anglicana, fugiram para não serem mortos, mas chegando na América escapelava os índios matando-os, afirmando que eles não tinham almas. Em todos esses países os ditos convertidos tiveram suas conversões a ferro e a fogo "cegos condutores de cegos" (Mt. 15,14) - "Que rodeiam o mar e a terra para fazer um discípulo e quando o fazem o tornam duas vezes mais digno do inferno do que eles" (Mt 23,15).
Brasil, a chamada terra nova, não ficou impune a perseguição protestante, ainda hoje, o católico é chamado de idólatra, adoradores de Maria, queimadores de vela, pagãos condenados ao inferno. Não cessou o ódio dos ditos crentes evangélicos, ou até mesmo cristão como alguns se define, não é de hoje. Em 15/07/1570 os protestantes calvinistas, mataram à espada quarenta Jesuítas, entre eles Inácio de Azevedo morto a cuteladas (golpes de espada), morreu segurando o quadro da Virgem Maria, encorajando a todos, animando-os a resistirem ao ataque protestante que degolou a todos. (Enc Microsoft, encart 99, Verbet "Inácio de Azevedo". Beato).
Outro fato que não pode ser esquecido, foi o massacre de Uruaçu - Rio Grande do Norte em 06/10/1645, onde vinte e oito cristãos católicos foram trucidados mortos, esse ataque foi liderado por Jacob Rabb protestante calvinista = presbiteriano, só escapava quem abandonasse a fé católica e se convertesse ao calvinismo.
Os índios convertidos ao calvinismo com o seu chefe Paraopeba e Jacob Rabb com soldados holandeses, invadiram a igreja no momento em que o padre Ambrósio Francisco Ferro, celebrava a Santa Missa, ele foi torturado e assassinado, decapitaram as crianças, partiam outros ao meio, degolavam outros tantos, decepavam outros arrancando-lhes pernas e braços, ninguém renegou a Deus e a fé católica, derramaram o seu sangue conservando a fé que receberam de seus antepassados, A FÉ CATÓLICA!
Padre Antonio Gouveia
Nenhum comentário:
Postar um comentário