Chamamos de concílios, os encontros realizados desde os tempos apostólicos e serviam para avaliar a caminhada da igreja, discutir suas ações, rever as disciplinas e tinha sobretudo como missão, representar uma igreja sem divisões. durante o 1º. milênio o concílio era convocado por iniciativa do imperador, acontecera oito concílios no 1º. milênio da igreja.
- 1 - Concílio de Niséia I em 325, definiu que o verbo Jesus é Deus verdadeiro, gerado de Deus verdadeiro e tem a mesma substância de Deus Pai, definiu o credo niceno o popular Creio rezado hoje.
- 2 - Concílio Constantinopolitano I em 381, reafirmou o credo, definiu que o Espírito Santo procede do Pai, com o Pai e o Filho é adorado e glorificado.
- 3 - Concílio de Éfeso em 431, proclamou Maria como a Mãe de Deus (Teotokos).
- 4 - Concílio de Calcedônia em 451, definiu Jesus como verdadeiro Deus e verdadeiro Homem e uma só pessoa divina com duas naturezas: a divina e a humana.
- 5 - Concílio de Constantinópla II em 553, reafirmou a unidade da pessoa do verbo encarnado, rejeitou o origenismo.
- 6 - Concílio de Constantinópla III em 680-681, reafirmou as duas natureza de Cristo, para afirmar nele as suas vontades: divina e humana.
- 7 - Concílio de Niséia II em 787, condenou o iconoclasmo (proibição do culto às imagens, justificando o culto apenas como honra e respeito, não como adoração).
- 8 - Concílio Constantinopolitano IV em 869-870, condenou a Fóssio patriarca de Constantinópla, isso não foi aceito pelos ortodoxos, pois acharam ilegítima a intromissão da igreja de Roma na vida do patriarcado.
Esses concílios visavam a unidade do império e da fé, geralmente foram realizados no Oriente com pouca participação do Ocidente. Os concílios dependiam da aceitação do Papa. A assinatura final do imperador tornava as decisões do concílio obrigatória.
Os concílios de Igreja durante o 2º. milênio receberam o nome de ecumênicos ou concílios gerais e foram celebrados após o cisma de 1.054 entre a igreja católica e ortodoxa, a divisão entre a igreja oriental e ocidental, latina.
Os concílios medievais:
- 9 - Concílio Lateranense I em 1.123, limitou o poder imperial na vida interna da igreja e centralizou sua organização em Roma.
- 10 - Concílio Lateranense II em 1.139, condenou Arnaldo de Bressia e publicou os decretos da reforma.
- 11 - Concílio Lateranense III em 1.179, discutiu e organizou os procedimentos para eleição de um Papa.
- 12 - Concílio Lateranense IV em 1.215, foi o maior concílio medieval, sinalizou o apogeu do poder papal, publicou decretos de reforma, instituiu o tribunal da inquisição para combater as heresias.
- 13 - Concílio de Lyon I em 1.245, serviu para tirar do trono Frederico II, insubmisso (não aceitável) à autoridade papal.
- 14 - Concílio de Lyon II em 1.274, tentou reunificar a igreja oriental e ocidental, separadas em 1.054 sem sucesso, passou a questionar as questões disciplinares na vida da igreja, expandiu o poder pontifício.
- 15 - Concílio de Vienne em 1.311-1.312, discutiu a Ordem dos Templários, a cobiça dos reis e a pobreza Franciscana.
- 16 - Concílio de Constança em 1.414-1.417, pois fim no grande cisma do ocidente, mas foi tornado sem efeito, pois a igreja passa a ser governada por dois ou três papas.
- 17 - Concílio de Ferrara-Florença em 1.437-1.439, tenta de novo a reunificação com a igreja do oriente. Constantinópla precisa de ajuda militar do ocidente para lutar com os Turcos e isso não foi aceito pelo clero bizantino. Constantinópla perde a batalha, fica sob o domínio dos Turcos e é o fim do império no oriente, 1.453.
- 18 - Concílio Lateranense V em 1.512-1.517, mais uma vez o problema é a reforma da igreja, tomada de corrupção em Roma, em muitas Dioceses e Mosteiros. O final desse concílio coincide com o surgimento da pregação reformista de Martin Lutero.
- 19 - Concílio de Trento em 1.545-1.563 918 (18 anos de concílio) buscando as respostas contra a reforma protestante (o concílio da contra-reforma) apontou novos rumos para a missão espiritual e pastoral dos padres, bispos e do papa, seus reflexos estão presentes até os nossos dias.
- 20 - Concílio Vaticano I em 1.869-1.870, convocado por Pio IX, afirmou a origem divina da revelação (palavra de Deus), a infalibilidade papal em questão de fé e moral. Lutou contra o racionalismo, positivismo e socialismo, centralizando o catolicismo na pessoa do Papa.
- 21 - Concílio Vaticano II em 1.962-1.965, foi convocado pelo Papa João XXIII, porém foi concluído por Paulo VI. Esse concílio procurou responder os problemas da igreja diante dos tempos modernos, foi um concílio totalmente pastoral, aparece um novo modo de igreja solidária, ecumênica e dialogante, Igreja Povo de Deus. Renovou a vida interna da igreja, impulsionou os estudos bíblicos e a liturgia tornando-a mais popular e participativa.
Para celebrar os cinquenta anos do Concílio Vaticano II a Paróquia Santo Antonio, relembrou com sua liderança a história dos concílios.
Padre Antonio Gouveia
Nenhum comentário:
Postar um comentário